terça-feira, 25 de agosto de 2015

PG 48 anos: do resgate da autoestima a modelo de cidade !




Próximo ao aniversário da Cidade, prefeito relembra desafios e fala de planos para desenvolver ainda mais a Cidade

 
Uma cidade com visão do futuro. Assim o prefeito de Praia Grande Alberto Mourão define Praia Grande às vésperas de completar 48 anos de emancipação político-administrativa, na próxima segunda-feira (19). A Cidade, que na década de 90 ficou conhecida pelo turismo desordenado, passou por grande transformação e viu sua imagem ser melhorada ao longo de 22 anos, resgatando a autoestima dos praia-grandenses e provando que, com planejamento, é possível se desenvolver e melhorar a qualidade de vida.

Até meados da década de 90, o turismo desordenado, de um dia, e a falta de conscientização de visitantes transformaram a Cidade em um balneário com uma imagem negativa no Estado. Para mudar o panorama, o prefeito Alberto Mourão optou em investir na urbanização da orla da praia, apesar dos poucos recursos. O projeto inovador foi o pontapé inicial para o fomento do turismo e comércio na Cidade. “Aos poucos, recuperamos a autoestima do morador e a atenção dos turistas. Precisei optar pelo investimento na orla, sabendo que isso renderia frutos para, posteriormente, melhorarmos toda a Cidade”, diz Mourão.

A urbanização da orla atraiu novos investimentos, gerou mais empregos e, consequentemente, mais arrecadação de recursos. Com isso, pode-se atendert a demandas sociais. “Foi difícil no começo, já que grandes empresas não acreditavam na recuperação e chegaram a negar apoio”, lembra o prefeito. Foi então que construtores, comerciantes e outros segmentos da sociedade se uniram para um mutirão de recuperação da Cidade. Praia Grande começou a ter um novo cartão postal. Hoje são 22,5 quilômetros de ciclovia à beira-mar que compõem o cenário envolvido por quiosques, coqueiros e claro: o mar.

A população aumentou. De 123.492 habitantes em 1991, o Município passou para 293.695 em 2014 (de acordo com o IBGE), um aumento de mais de 137% de novos moradores em Praia Grande, ou seja, mais que o dobro. Somado à população flutuante, o número chega a mais de 1 milhão de pessoas na temporada. Dessa forma, a infraestrutura e serviços públicos precisaram ser ampliados.

“Se a gente reclama hoje de alguns problemas, e voltarmos ao passado, veremos o quanto em 93 era terrível. Sem nenhuma condição, um córrego a cada 50 metros da praia, quase todas as ruas sem pavimentação. Acho que a grande transformação naquele momento foi a sociedade ter se unido em volta de um projeto”, lembra Mourão.

Olhando para o passado, Mourão vê que enfrentar as críticas e planejar Praia Grande para o crescimento ordenado foi uma de suas grandes iniciativas. “Olhando hoje para trás, vejo que foi uma decisão acertadíssima! Foi preciso pulso firme, mas foi com esta primeira ação, de transformação da orla, que conseguimos atualmente oferecer qualidade de vida para os moradores”, diz o prefeito.

Educação: Em 1992, Praia Grande contava com 24 escolas. Hoje são 65 unidades municipais de ensino, o que representa um crescimento de 170%. Todas padronizadas, sem distinção de bairro.
Atualmente, são mais de 47 mil alunos matriculados. O Município fornece cerca de 90 mil refeições por dia, com cardápio elaborado por nutricionistas, para alunos da rede municipal e estadual. Além disso, a Administração Municipal assumiu boa parte do atendimento do Estado do 6º ao 9º ano.

A Administração Municipal entregou recentemente 2.240 tablets para uso dos alunos, 1.500 para os professores e ainda 370 equipamentos entre lousas digitais e quadrilines (lousas panorâmicas de fundo branco).

Entre as diversas ações previstas até 2016 está a construção de 17 novas unidades de ensino, sendo que a primeira foi entregue no dia 12 de janeiro, a Escola Municipal Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso, no bairro Maracanã, com capacidade de atendimento para 430 crianças de educação infantil (de 4 meses a 5 anos). Além da ampliação de sete escolas, sendo que já estão prontas cinco unidades. As demais estão iniciadas.

Saúde: Investindo sempre mais do que o preconizado pelo Governo Federal, em 2014 a Administração Municipal investiu 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% obrigatórios.

No total, o Município conta com 18 Unidades de Saúde da Família, 3 multiclinicas, 3 unidades de urgência e emergência, Hospital Municipal Irmã Dulce, CEMAS (Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais), AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Farmácia de Alto Custo, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRATH (Centro de Referência de Atendimento em Tuberculose e Hanseníase), SAE (Serviço de Atendimento Especializado), SAMU 192, DST – Aids e Hepatite, duas equipes do Nasf – Núcleo de Apoio à saúde da família e Serviço de Atendimento Domiciliar.

Na saúde, a prioridade vem sendo a Atenção Básica e as especialidades.
Entre as ações realizadas estão os mutirões de consultas e exames nas Especialidades Médicas, o remanejamento dos atendimentos e o realinhamento da produtividade dos profissionais do Cento de Especialidades Médicas Ambulatoriais (Cemas).

A Administração Municipal planeja construir 10 novas unidades de saúde (serão 7 Usafas e 3 centros de Especialidades - Hemodiálise, Especializado em Reabilitação e Diagnóstico e Prevenção ao Câncer de Mama) até 2016. Recentemente, foram entregues a Usafa Esmeralda e a Academia de Saúde São Jorge. Atualmente, estão em andamento as obras de cinco novas Usafas e sete Academias de Saúde.
Todas as Usafas e Multiclínicas já existentes receberam obras de revitalização, algumas delas foram inclusive ampliadas.

Outro destaque é o aumento para 56 no número de equipes que integram o Programa Saúde da Família (PSF). Os profissionais atuam nas 18 unidades Usafas da Cidade. Em estágio avançado de implantação está o sistema de informatização de agendamento de consultas e dispensação de medicamentos, que agilizará os procedimentos realizados na atenção básica. Até 2016, Mourão quer ampliar em mais 44 equipes.

Segurança: Mesmo sendo responsabilidade primária do Estado, a Prefeitura de Praia Grande não se omite e desenvolve cada vez mais ações para o setor da Segurança Pública. A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu uma nova estruturação em 2001, com guardas formados em ambiente universitário.

A GCM possui hoje 315 homens e mulheres, e contará em breve com mais 100 profissionais, que serão contratados através de concurso público. Atua em todos os setores da sociedade, contando com grupamentos como Guarda Costeira, Guarda Ambiental, e Canil. O Patrulhamento Integrado Comunitário (PCI) é outra ação de destaque da GCM.

Além da formação e capacitação, a Administração investe em equipamentos de qualidade. Uma ação pioneira e revolucionária, que auxilia as polícias Militar e Civil em apreensões e investigações, é destaque no Município: a instalação de câmeras por toda a Cidade e prédios públicos, através da Infovia, um moderno sistema de cabeamento por fibra ótica que permite a transmissão de informações e dados por 220 quilômetros de cabos.

O sistema foi implantado inicialmente com foco na segurança pública, estreando com a Central de Videomonitoramento, para onde são transmitidas as imagens das 1.530 câmeras espalhadas pela Cidade, sendo 76 delas do tipo Domo (giratórias e com zoom).

A Central funciona 24 horas e já auxiliou as polícias Civil e Militar e a GCM em quase 26 mil flagrantes de roubos, furtos, tráfico de drogas e apreensão de armas, desde que foi criada, em 2002.

Atualmente, o equipamento passa por ampliação que permitirá o aperfeiçoamento dos serviços prestados, inclusive com tecnologia de ponta. O local contará com um “vídeo wall” composto por 24 telas, sala de reuniões para o Gabinete de Gestão Integrada, além de mais espaço físico. A obra será finalizada no primeiro semestre de 2015.

Mobilidade: A implantação do BRT (Bus Rapid Transit) e as melhorias no transporte coletivo municipal, fruto da pesquisa de Origem e Destino (OD), estão previstas para Praia Grande. “A opção por esse sistema se dá por ser de mais fácil acesso, sem necessidade de trilhos e funciona no mesmo sistema do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos)”, explica Mourão.

O projeto desenvolvido pela EMTU prevê ônibus bi-articulados (com três módulos) e capacidade para 280 pessoas. A circulação será exclusiva em corredor segregado para que não haja interferência de pedestres e outros veículos.

De acordo com o projeto, no total, o sistema contará com 38,8 km de extensão e ligará o Bairro Caiçara, em Praia Grande, à Estação do VLT no Centro de São Vicente. Os ônibus seguirão por uma faixa exclusiva nas Avenidas Ministro Marcos Freire e Roberto de Almeida Vinhas, em Praia Grande, e pelas Avenidas Capitão Luiz Antônio Pimenta e Capitão Mor Aguiar, em São Vicente.

Avança PG: Todas as obras entreges e em execução fazem parte do Avança PG, um plano de metas, lançado em novem,bro de 2013, para o triênio 2014 – 2016, envolvendo todos os setores da sociedade, divididos em eixos.

O programa foi idealizado após uma série de estudos e pesquisas das principais demandas de Praia Grande, pensando em um maior desenvolvimento do Município, levando em conta fatores para impulsionar o crescimento econômico e a qualidade de vida da Cidade.

O Avança PG dividiu a cidade em 10 eixos: Cidade Educação, Cidade Vida, Cidade Saúde, Cidade Solidária, Cidade Integrada, Cidade Progresso, Cidade Segura, Cidade Feliz, Cidade Limpa e Cidade Gestão.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada, até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir