terça-feira, 25 de agosto de 2015

Qual a tendência do preço dos imóveis para os próximos meses e 2015?

Não existe um consenso entre os especialistas do mercado imobiliário sobre a tendência do preço dos imóveis para os próximos meses e para o primeiro semestre de 2015. Alguns afirmam que existe uma forte tendência de estabilização de preços por causa da grande oferta e a maioria continua acreditando na valorização dos imóveis, porém de maneira mais contida.

Valorização excessiva dos imóveis e a queda nas vendas

Desde 2008 os preços dos imóveis vieram numa crescente valorização. Os lançamentos imobiliários também aumentaram muito nos últimos 06 anos e neste mesmo período a procura por imóveis novos também aumentou significativamente. Entretanto a alta valorização dos imóveis promoveu uma queda nas vendas neste ano de 2014. Assim cresceu a instabilidade do mercado imobiliário acreditando que uma possível bolha imobiliária brasileira estaria prestes a estourar. Por ser um ano atípico por causas dos eventos esportivos e eleições presidenciais o mercado deu uma “freada” e a queda nas vendas foi sentida pelas empreendedoras do mercado imobiliário.
Preço dos Imóveis

Desaceleração do preço dos imóveis

Com muitos imóveis novos “encalhados” os valores começaram a desacelerar. As construtoras de todo o país estão literalmente liquidando os seus estoques. Está é uma estratégia para tentar alavancar as vendas no último trimestre de 2014. Se pretender comprar um imóvel este é o momento de pesquisar e pechinchar, principalmente se você tiver em mãos valor em torno de 40% da casa ou apartamento para dar de entrada, pois sua margem de negociação vai ser bem maior. Entretanto, esta desaceleração não quer dizer “desvalorização” dos imóveis, a tendência de agora em diante é a valorização acontecer de uma maneira mais real e lenta.

Com o aumento da oferta no mercado imobiliário os preços dos imóveis vão cair em 2015?

Esta é uma pergunta recorrente hoje no ramo imobiliário, mas o que a maioria dos especialistas afirma é que não haverá uma queda vertiginosa de preço dos imóveis, o que caracterizaria o “estouro da bolha imobiliária”. Acredita-se na recuperação do mercado com um crescimento menor do que aconteceu na última década e que os imóveis continuarão se valorizando de acordo com a real demanda do mercado, principalmente nas regiões que apresentam boa infraestrutura. Este é o melhor momento para quem quer comprar! O indivíduo que pretende comprar um imóvel e apostar na queda de preço dos imóveis em 2015 pode sair perdendo.

A grande tendência são lançamentos de imóveis pequenos

Existe uma demanda real e crescente no Brasil nos últimos anos, a procura por imóveis pequenos. Hoje cada vez mais indivíduos jovens compram seu primeiro imóvel, estes compradores em potencial privilegiam seus estudos e sua carreira profissional. Os imóveis menores atendem perfeitamente o perfil destes clientes, que procuram preferencialmente apartamentos de um quarto, com uma vaga na garagem e localizados em regiões com uma boa infraestrutura. Estes imóveis devem continuar se valorizando mais em 2015, pois por enquanto a demanda ainda é maior que a oferta.

O mercado imobiliário vive uma grande ressaca

Depois de anos de crescimento e valorização, parece que o mercado imobiliário acordou no dia seguinte de uma grande festa com uma enorme dor de cabeça e com algumas pendências para serem resolvidas. A concessão de crédito está mais difícil e quase se esgotou o ritmo do crescimento do país também sofreu uma queda considerável, os juros da taxa Selic voltaram a aumentar, a inadimplência continua crescendo e as famílias estão muito endividadas. Com este cenário desfavorável o mercado imobiliário vive uma expectativa de melhoria em médio prazo readequando os empreendimentos para atender a nova realidade brasileira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário